Exemplos de sustentabilidade na organização de eventos

Reduzir a pegada de carbono, usar materiais amigos do ambiente, reciclar embalagens e partilhar meios de transporte são medidas de sustentabilidade na organização de eventos.

A Events Plan It tem já bastante experiência na organização de eventos no Algarve. Qualquer festa organizada por nós acaba por ter muitas embalagens de papel, cartão, alumínio, vidro e plástico. É importante organizar todo o processo, do planeamento à arrumação e limpeza final do espaço, de forma a combater o desperdício.

Seja num evento privado, como uma festa surpresa ou cerimónia de angariação de fundos, seja no lançamento de um novo produto, mostramos que é possível ser ecológico e economizar recursos. Fazemos festas e eventos sustentáveis no Algarve, em nome de um mundo melhor!

Grupo de modelos vestidos com folhagens e flores numa festa da Events Plan It.

Reduzir

Há diversas formas de reduzir o volume e quantidade de embalagens. Uma delas é comprar ingredientes a granel e em grandes quantidades. Outra é evitar o plástico de uso único. Depois de utilizadas, as embalagens devem ser esvaziadas de resíduos e compactadas, para ocuparem o mínimo espaço possível.

Reutilizar

Reutilize materiais sempre que possível. Isto significa, por exemplo, usar toalhas e guardanapos de pano, copos de vidro, pratos de louça e talheres de metal, que são reutilizáveis um sem número de vezes, em vez de materiais descartáveis. Além disso, a mesa fica muito mais elegante.

Reciclar

Recicle as embalagens que não vai usar mais no ecoponto mais perto do evento. Assim está a contribuir para que esse material seja transformado em novas embalagens. A Algar é a entidade responsável pela recolhe seletiva de embalagens no Algarve.

Luzes LED

Muitos dos locais escolhidos para grandes e pequenos eventos no Algarve já escolheram lâmpadas LED para iluminar os espaços. O investimento inicial até pode ser maior, mas compensa rapidamente.

As lâmpadas LED são de ótima qualidade e podem durar até 25 anos. Além disso, são 100% recicláveis, não contêm gases tóxicos e ajudam a diminuir o consumo de energia até 85%.

Compostagem

Numa região tão bonita como o Algarve, existem muitos centros de jardinagem, hortas biológicas e até hotéis e restaurantes que usam matéria orgânica como fertilizante. Se tivermos em conta que os eventos geram restos de alimentos que não vão ser consumidos, porque não encaminhá-los para compostagem?

Transportes ecológicos

Ofereça aos seus convidados a opção de partilharem um meio de transporte a partir de determinado ponto de encontro (por exemplo, uma estação de comboios). Dê preferência a veículos elétricos ou híbridos para os levar e trazer para a festa.

É uma forma de reduzir emissões, minimizar a necessidade de transporte individual e evitar que as pessoas que não conhecem o local se percam. Com a vantagem de promover a socialização entre os convivas, antes mesmo de chegarem à festa.

Peças biodegradáveis

Aposte em elementos de decoração não poluentes. Os balões, por exemplo, são ótimos para dar ambiente e dar cor a um espaço. Mas tal como os sacos de plástico ou as palhinhas, largar balões na natureza tem consequências prejudiciais para os animais. Inteiros ou desfeitos, podem ser confundidos com comida, especialmente no oceano, provocando engasgamento, obstrução ou mesmo asfixia.

Felizmente, existem alternativas tão ou mais divertidas, especialmente em festas de crianças. Considere uma exibição de bolas de sabão, uma corrida de papagaios de papel, o lançamento de confettis biodegradáveis e peças de decoração em papel ou outros materiais mais ecológicos.

Pratos de louça sobre pano de tecido, palhinhas de metal, copos de vidro e recipiente de água ecológicos.

Contacte a Events Plan It

Partilhar artigo
Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram
Scroll to Top