Porque contratar um organizador de eventos externo para um hotel
Contratar um organizador de eventos: qual o contributo e mais-valia que me pode trazer?
Sabe porque é tão importante contratar uma empresa de organização de eventos para o seu hotel? Numa região com tanto para oferecer como o Algarve, há diversas vantagens a considerar.
Um profissional experiente na organização de eventos no Algarve vai complementar os serviços que o hotel já possui e contribuir para melhorar a experiência do seu cliente.
Organização de eventos únicos em Hotéis do Algarve
Através de serviços de animação e decoração é possível criar eventos únicos.
A organização de eventos passa por várias etapas desde o planeamento até a execução, que devem ser cuidadosamente geridas. Um organizador de eventos experiente vai ajudar o Hotel a criar o evento, controlar custos, prever dificuldades e resolver problemas, permitindo que o hotel se possa focar em como gerar receita adicional e cumprir os objetivos propostos.
Tudo isto é feito de forma eficiente e sem contratempos, recorrendo a uma rede bem estabelecida de contactos com artistas, entidades e profissionais locais, bem como a utilização de peças de decoração e mobiliário adequadas e uma correta gestão de recursos e calendarização.
Além disso, é possível expandir o evento propondo uma série de atividades paralelas: atividades de animação no exterior, passeios de barco, visitas turísticas, provas de vinho e gastronomia, etc. Ao ter o apoio de um organizador de eventos a coordenar estas atividades com os horários das reuniões e conferências, o hotel vai ter tempo para se focar em maximizar os resultados internos e em captar mais negócio.
Criatividade na organização de eventos
A criatividade que caracteriza um organizador de eventos faz com que cada produto seja diferenciado, indo ao encontro das expectativas do cliente final.
Para os clientes individuais, um organizador de eventos é capaz de criar um ambiente personalizado à medida de cada ocasião, seja um jantar temático, seja uma festa particular. Neste caso, o hotel vai certamente aumentar as vendas de F&B e potenciar ainda as vendas no imediato e no futuro, seja pelo upselling de serviços ou pela publicidade que gera nas redes sociais, atraindo assim mais clientes.
Quando um evento é bem planeado, promovido e executado, os clientes são surpreendidos e vão partilhar essa experiência on-line. Provavelmente, vão até querer repetir a experiência ou o local quando tiverem outro evento para organizar e falar dela a outras pessoas, como amigos, clientes, fornecedores e parceiros. É assim que o seu hotel ganha reputação enquanto destino para eventos num mercado que tem vindo a crescer de forma sustentada no Algarve.
O Algarve como destino de eventos
As vantagens em contratar um organizador de eventos para o seu hotel são mais evidentes quando falamos do mercado MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibition), que tem vindo a crescer em algumas regiões. Como explicou à Publituris João Fernandes, presidente do Turismo do Algarve, este segmento tem “assumindo uma posição relevante, na medida em que o Algarve está já numa fase de consolidação do seu posicionamento enquanto destino privilegiado para acolher a receção e organização de todo o tipo de eventos profissionais”.
O responsável destaca a chamada Meeting Industry, que integra grandes eventos internacionais. É o caso do Grande Prémio de Portugal – MotoGP, a Fórmula 1 ou o Portugal Masters, bem como campeonatos internacionais de vela, torneios de hipismo e outras modalidades desportivas. Estes eventos já se tornaram “importantes ativos na estratégia de promoção do Turismo do Algarve”, afirma João Fernandes, “não apenas pelo impacto económico que representam para a região, mas também pela notoriedade e projeção globais que conferem ao destino”. São iniciativas que mostram o Algarve como um “destino seguro, capaz de resposta aos elevados padrões exigidos, com um conjunto de infraestruturas de apoio de uma enorme qualidade e com uma oferta turística diversificada que enriquece a estadia de quem nos visita”.
Com a promoção do destino a nível internacional, os hotéis do Algarve devem investir, eles próprios, na oferta de um produto diferenciador, que contribui para reforçar a posição do hotel no segmento de reuniões, eventos e incentivos, permitindo reduzir a sazonalidade do destino. Para isso, é preciso captar clientes como DMC e empresas e oferecer-lhes experiências únicas e surpreendentes, com o apoio de uma empresa de organização de eventos como a Events Plan It é possível diferenciar-se e ter a capacidade de encontrar soluções para oferecer o produto adequado a esse segmento, seja com atividades outdoor, jantares temáticos, jantares de gala e outros.
O Algarve é um destino turístico de excelência, com uma enorme potencialidade como destino preferencial para a organização de eventos das mais diversas áreas e dimensões. Com isto em mente e o suporte de um organizador de eventos como a Events Plan It, é possível captar este mercado, criando motivos de atração ao longo do ano e contrariar os efeitos da época baixa e média-baixa na região.