O que é um micro evento?

Estamos habituados a ouvir falar de grandes eventos, que a dada altura, atraem milhares de pessoas a um local. O Grande Prémio de Moto GP, que se realiza no Algarve no final de março, é um bom exemplo. Mas o que são micro eventos? Nos últimos anos, muitas empresas e organizações têm optado por pequenos eventos cuidadosamente planeados, dirigidos a um grupo restrito de pessoas, com um tema muito específico e durante um curto espaço de tempo. são eventos de pequena escala, realizados e transmitidos em tempo real, que visam proporcionar uma experiência mais íntima e personalizada aos participantes. Podem ser realizados em diversos formatos – como workshops, palestras, encontros, sessões de formação, lançamento de produtos, entre outros – e duram, em média, entre uma e duas horas. 
Micro evento em reunião de trabalho informal com pessoas a aplaudir e ambiente exterior com vegetação

Online ou presenciais, os micro eventos estão na moda e podem ser um excelente complemento para a estratégia de marketing de uma empresa, especialmente na área imobiliária, pois permitem a apresentação do empreendimento à equipa de vendas e, com a vertente híbrida, chegar a mais gente e aos potenciais parceiros internacionais.

Devido à pequena dimensão, podem ser organizados em diversos locais, como espaços de coworking, hotéis, no empreendimento, no escritório, em restaurantes, galerias de arte, entre outros. Podem, ainda, ter uma difusão online, através de plataformas de videoconferência e redes sociais. Muitas vezes, é adotado um sistema híbrido, com parte dos interessados a assistir no local e outra parte a assistir remotamente.

Qualquer empresa ou instituição no Algarve pode contactar a Events Plan It para a organização de micro eventos. Temos capacidade para planear desde os convites à avaliação do evento, passando pela reserva do espaço mais indicado.

Incluir micro eventos na estratégia de marketing e comunicação de uma empresa é, principalmente na área do imobiliário, uma medida a considerar. Este tipo de ação permite à entidade que o organiza prestar um serviço próximo a clientes e parceiros, ao mesmo tempo que cria um relacionamento mais sólido e duradouro. Por outro lado, constitui uma oportunidade para demonstrar as competências da empresa, aumentando a sua credibilidade e reputação.

Exemplos de micro eventos

São vários os formatos de micro eventos, assim como as áreas de negócios que podem abranger. Com a escolha do local certo, um tema interessante e a organização adequada, são uma ótima forma de promover uma marca ou instituição. Por exemplo:

  • Organização de workshop para clientes internacionais.
  • Apresentação de novos projetos dos promotores imobiliários.
  • Lançamento de uma nova loja ou escritório.
  • Promoção de um novo produto ou coleção.
  • Ações de pequenos eventos seletivos para recolha de fundos.
  • Iniciativas outdoor com provas gastronómicas da região.

Com a crescente importância das redes sociais e da tecnologia, muitos eventos passaram a ser organizados exclusivamente online, potencialmente alcançando uma audiência muito maior, mas sem a proximidade garantida pelo contacto cara a cara. Os micro eventos vêm oferecer a oportunidade de desconectar do mundo virtual e voltar a conhecer pessoalmente os profissionais e interagir com os presentes.

O fortalecimento da rede de contactos e o networking daí resultantes trazem vantagens óbvias, tanto a nível empresarial como individual.

Outra razão para o aumento da popularidade dos micro eventos é a facilidade de organização. Estes eventos são realizados em pequena escala, pelo que exigem menos recursos e planeamento, assim como um orçamento mais baixo. Podem ser feitos sem grandes custos associados de catering, de animação ou despesas de pessoal de apoio. Podem sim e para potenciar a sua difusão on-line, exigir o aluguer de um espaço e dos equipamentos de áudio e vídeo.

Além disso, os micro eventos são uma boa maneira das empresas construírem uma relação mais forte com clientes ou parceiros. Com este tipo de evento hiper personalizado têm uma ocasião única para transmitir informação valiosa ou oferecer um produto exclusivo, que os clientes e parceiros vão valorizar.

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